Algas x Neritinas x Red Cristal

9 02 2008

Topsites de AquarismoVote no meu site!

Bom dia Caros Clientes.

Durante esse ano em Brasília muitos aquaristas estão se queixando de que seus aquarios estão sempre com algas. Mesmo usando com todo cuidado artificios como água deionizada, água tratada com condicionadores alguns sempre estão com problemas de:

CIANOBACTERIAS – CIANOFICEAS são um caso a parte .. elas sao bacterias e que possuem um aspecto como veludo, ela toma conta de toda a planta e como ela nao consegue captar luz para fotossintese vem a morrer rapidamente. Possui uma velocidade grande para se alastrar também.

Uma caracteristica é seu cheiro que lembra um pouco ao mofo. A sua erradicação dar-se por meio quimico com a dissolução de 250mg de eritromicina para cada 100 litros (experiencia propria), sendo que esse procedimento deve ser repetido a cada 3 dias e durante esses dais uma TPA fraca para retirar os restos delas. No ultimo dia fazer uma tpa de 50% e limpeza do filtro. É um alga que dá muita dor de cabeça aos aquaristas!!!

ALGAS VERDES em suspensão na água onde temos o aspecto de suco de “couve” da água que é facilmente solucionada com a utilização de UV (mas o UV não é a solução ideial, pois com certeza o cliente, dono do aquario, está alimentando demais seus peixes, ou possui um numero maior que o recomendado de animais, ou mesmo seu filtro não é adequado para a quantidade de litros do tanque);

ALGAS PETECAS são o terro de qualquer aquarista, mesmo sabendo que em ambientes naturais são mais do que comum encontrá-las, temos que ter um cuidado enorme com elas, pois se nao for cuidado em pouco temos temos um matagal de petecas. A solução que mais funciona sem muito agredir o sistema em si é a utilização de “água oxigenada vol 10” em cima do foco.

Não adianta diluir na agua … ela tem que ser aplicada com uma seringa diretamente sobre a peteca, realizando esse procedimento durante 4 dias a peteca praticamente morre.

Senão for feito tal procedimento com certeza o surto sasirá do controle tomando conta de todo o aquario, deixando-o pavorosamente horrivel!!!! Ainda nao temos um produto que seja adequado para isso …. temos no mercado um produto da Azoo o Algae Bruxh Killer, mas ele é tão forte que desestabiliza todo o aquario, podendo até mantar plantas mais sensiveis (experiencia propria minha) quanto peixes!! Todo o cuidado é pouco na adição de remedios. O que podemos usar em nossos filtros seria uma resina anti silicato e fosfato como as da ROWA para eliminar da água esses residuous deixando assim a agua em ótimo estado. Outra solução seria adotar o uso continuo de um deionizador para tratamento da água desde o inicio da montagem, mas uma resalva é a verificação na utilização de um carvão ativado de boa qualidade (TUNZE) livre de fosfato.
E uma solução que é usada largamente é a acidificação água por meio da adição continua de CO2. Estudos feitos por (Tom Barr) existe uma correlação entre:

Fosfato – Ferro – O2 (Oxigênio)

esse trio é o responsavel por ajudar a oxidação de substancias que ajudam no desenvolvimento das petecas. Então aquarios com execesso de fosfato e ferro e com muita movimentação na água (na superficie) é um forte candidato para que a peteca venha se alastrar. O ideal é diminuir o fotoperiodo e aumentar a quantidade de CO2 dissolvida no aquario para deixar o ph na casa do 5.5. Com esse ambiente a peteca começa a diminuir sua ação pois as plantas estarão absorvendo o maximo de nutrientes possiveis não deixando para as concorrentes nutrientes que antes eram abundantes!!! Essa sem duvida é a pior alga que temos em nossos tanques!!!!

ALGAS FILAMENTOSAS, MARRONS e GREEN SPOT são as mais comuns em aquarios novos e mal cuidados. Execesso de iluminação, pouca manutenção no filtro, pouca TPA, muita população pode causar esses problemas.

Mas na ciclagem do aquario é normal que elas apareçam, pois nas duas primeiras semanas a concorrencia por nutrientes entre plantas e algas é injusta.

Devido a isso que aconselho a montagem com um maximo de plantas possiveis para que elas consigar sugar a quantidade exarcebada de nutrientes na agua. Nesse momento temos a concorrencia direta entre algas e plantas por nutrientes. Como sempre temos poucas plantas sempre quem ganha sao as algas que se alimentam o excedente de nutrientes.

Uma solução natural é a realização de TPA’s serevas nos começo de qualqeur montagem a fim de ajudar no ciclo do azoto.

SOLUÇÕES NATURAIS PARA ALGAS

Bem estou apresentando duas soluções esteticamente lindas que podem compor dois tipos de aquarios, os chamados “nano plantados com até 90 litros +/-” e os “densamente plantados”. Para cada um temos uma solução de invertebrados que podem ajudar no controle das algas, digo ajudar, pois nao vamos apenas coloca-los lá dentro e deixar de fazer TPA’s e limpeza no filtro. É muito importante lembrar isso para seu cliente que não é solução definitiva para as algas e sim uma ajudante a mais.

Da mesma forma que temos nos marinhos os snails e camaroes bailarinos na agua doce temos como representante dos snails as NERITINAS (Natalensi e Zebra) e os camaroes RED CRISTAL.

CAMARÃO RED CRISTAL

O camarão red cristal tem como maior característica o seu diminuto tamanho, atingindo no máximo 2cm em fase adulta, é um invertebrado muito delicado e com

uma beleza única.

Ele forma um contraste muito lindo contra fundos escuros ou carpetes de plantas delicadas como “Hemianthus Calitricoids”, “Eleocharis Minima” e “Glossostigma”.

Red Cristal em contrate com HC e Substrato Flora Base da Red Sea

Uma das particularidades dele é a cor que quando jovem possuem corpo totalmente transparente e chegando a idade adulta apresentam listra brancas em destaque ao corpo vermelho. Isso também é um reflexo de que o aquário possui uma estabilidade de seus elementos traços de forma adequada para ele.

Um ponto que deve ser levado em conta é a total limitação de vida do Red Cristal com água com metais pesados e cloro. Explique inúmeras vezes ao seus clientes que eles precisam tratar a agua com condicionador (Aquasafe) e deixar essa água descansar por pelo menos um dia antes de fazer a troca parcial. Eles são tão sensíveis aos metais pesados que em uma troca parcial com adição na mesma hora de Aquasafe eles praticamente morrem após 5 minutos. Os metais sao letais em sua corrente sanguinea.

Outro ponto a ser levado em conta é que como possuem uma tamanho diminuto não devem ser “criados” com peixes grandes ou agressivos. Ou você orienta o cliente a ter um aquário apenas para os Cristals ou então oriente a tê-los com tetras pequenos como: Neons, Rasboras …… peixes que possuem boca extremamente pequenas. Jamais coloquem eles em aquarios com Tetra Rosa uma variação manipulada do Tetra Negro … eles vão se comportar como piranhas em cardume e vão dizimar a população de Red’s. Então quanto mais peixes pacíficos e de superfície melhor.

Alimentação baseada em algas filamentosas e marrons em pedras, vidros e plantas. Não não comedores de plantas.
É uma opção fantástica e diferenciada para nanos plantados!!!!!!

CONSULTE NOSSOS PREÇOS
MINIMO – 10 UNIDADES

NERITINA NATALENSE

Por natureza toda a sua estrutura foi modificada para ser um ávido devorador de algas de todos os tipos que ficam incrustadas em plantas, vidros, pedras e ainda consomem restos de plantas que estão caídos no substrato em estado de decomposição.

Possuem uma estrutura de 2cm e conchas de várias cores e formas. Em aquários plantados é a solução mais eficaz para o consumo de algas, pois possui em sua boca modificada estruturas musculares fortes que ajudam a limpar qualquer tipo de superfície.

Mandíbula com cartilagem em formato de dentes modificados e aperfeiçoados

Dois gêneros podem ser utilizados em nossos aquários o gênero “Zebra” e o “Natalense”, sendo que esse ultimo está se sobressaindo pelo fato de ser mais resistente que a zebra. Um outro diferencial é que no mercado brasileiro dificilmente temos acesso a tais invertebrados pela grande dificuldade de criação e procriação.

Ela só vai atacar plantas caso realmente o aquário não tenha mais nenhum foco de alga ou resto de plantas no substrato!!! Ela é nativa da África d o Sul e pode ser criada em aguas com ph de 6.5 até 7.2 e temperatura de até 27º.

NERITINA NATALENSE
MINIMO – 10 UNIDADES

Pedidos pelo e-mail: rmsaqua@gmail.com

Artigos

[]s

R.M.S Aquascaping

Atacado Onda Aquários em Brasília.


Creative Commons License

Esta
obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons.

<script src=”http://www.google-analytics.com/urchin.js&#8221; type=”text/javascript”>
</script>
<script type=”text/javascript”>
_uacct = “UA-2396380-1”;
urchinTracker();
</script>



Ações

Information

Deixe um comentário